segunda-feira, 18 de abril de 2016

A história do laço azul





A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, na Vírgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie Finey, amarrou uma fita azul em forma de laço á antena do seu carro para simbolizar a violência física que os seus netos eram alvo por o seu marido.

Porquê a cor azul ?

A cor azul pretendia simbolizar as nódoas negras, pois as nódoas dos netos eram azuis.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

A violência doméstica nas crianças



São várias as situações em que as crianças podem ser consideradas vítimas de violência doméstica. Entre as circunstâncias em que podem ocorrer estas situações, destacam-se as seguintes:
  • *testemunhas de violência doméstica: inclui presenciar os abusos sobre a vítima, ver os sinais físicos depois de episódios de violência ou testemunhar as consequências desta violência na criança abusada;
  • *instrumentos de abuso: Um pai ou uma mãe agressor(a) pode utilizar os filhos como uma forma de abuso e controlo;
  • *vítimas de abuso: As crianças podem ser abusadas de forma física ou emocionalmente  pelo agressor (ou mesmo, em alguns casos, pela própria vítima).





               



            

segunda-feira, 4 de abril de 2016

O ciclo da violência doméstica

                  


     A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado Ciclo da Violência Doméstica – que apresenta, regra geral, três fases:
1. aumento de tensão: as tensões acumuladas no quotidiano; as mentiras e as ameaças  pelo agressor, criam na vítima, uma sensação de perigo.
2. ataque violento: o agressor maltrata fisicamente e psicologicamente a vítima ...
3. lua-de-mel: o agressor envolve agora a vítima de carinho e atenções, desculpando-se pelas agressões e prometendo mudar dizendo que nunca mais voltará a praticar a violência.    


Queres saber mais ? Clica aqui e verás...